sábado, 19 de setembro de 2009

Os Cavaleiros Templários

Em tempos remotos, o monte de Moriah coube em sorte a cavaleiros franceses. Em 1118 para assegurarem a guarda dele, fazem um grupo de nove. Os seus nomes irão ficar, para sempre, na História: Hughes de Payen; Bisol de Saint-Omer; Hughes I (4º conde de Champagne); André de Montbard; Archambaud de Saint-Aignan; Nivard de Montdidier; Gondermar; Rossal, formam assim os "Pobres Cavaleiros de Cristo" - Os Templários...
As suas vestimentas provêem de esmolas, em 1128 o Concílio de Troyes dá aos templários estatutos oficiais... Quando um deles morre, o seu lugar à mesa continua a ser servido durante 40 dias, e é um mendigo quem aí toma o seu lugar.
Têm como divisa: NON NOBIS, DOMINE, NON NOBIS SED NOMINI TUA DA GLORIAM (Deus de glória não a nós, Senhor, não a nós, mas sim ao teu nome)
Hughes de Payen idealizou que os seus cavaleiros seriam ao mesmo tempo, soldados e monges, eram como uma expedição militar vestida com uma ideologia religiosa.

A Regra da Ordem dos Templários:
"Da nossa vida só se consegue ver a capa que a envolve, mas ninguém é capaz de descortinar os fortes mandamentos que a regem por dentro"

S    A    T    O    R
A    R    E    P    O
T    E    N    E    T
O    P    E    R    A
R    O    T    A    S

*Este é o "Quadrado Mágico" dos Templários

1 comentário:

  1. Eu até podia comentar, mas para isso tinha de ir investigar, e não tenho tempo.
    Mas dou-te os parabéns pelos "posts" e pelo blogue.
    Fui o primeiro a comentar, é para isso que servem os cunhados e compadres ou não.
    Um abraço
    Pedro

    ResponderEliminar